CPA / AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Desde a década de 90, a Associação Educacional Dom Bosco realiza a avaliação interna, tendo em vista o melhoramento constante do processo educacional na Instituição. A partir de 2004, a avaliação interna anual passou a ser uma exigência legal do Ministério da Educação, que tornou essa prática obrigatória em todas as Instituições de Ensino Superior – IES.
A avaliação interna tem a finalidade de identificar as oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento, no que diz respeito às dez dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, tendo em vista a qualidade acadêmica.
Vale lembrar que as Faculdades Dom Bosco, como todas as IES, passam também pela avaliação externa, realizada por Comissões do MEC, periodicamente.
Para conduzir o processo de avaliação interna, foi instituída a Comissão Própria de Avaliação – CPA, pela legislação de Ensino Superior do MEC, em 2004. A CPA tem por objetivo avaliar a IES de forma autônoma, a partir dos resultados da pesquisa de satisfação feita anualmente com a comunidade acadêmica: corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo.
Também são consultados os egressos, que se manifestam através do Portal do Ex-aluno, e ainda a Ouvidoria da AEDB e o levantamento feito pelas Comissões do MEC.
Concluída a pesquisa e análise dos questionários, cabe à CPA apresentar seu relatório de avaliação para a Direção da Instituição e para o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, propondo melhorias em cada uma das dez dimensões avaliadas, para atender às expectativas da comunidade acadêmica.
Na AEDB, formaram-se três Comissões Próprias de Avaliação, uma para cada Faculdade, que se reúnem pelo menos duas vezes por ano. Cada Comissão é composta por representantes dos corpos docente, discente e técnico-administrativo, daCoordenação dos cursos de graduação, do CPGE, da Secretaria Geral, do Conselho de Administração da AEDB e da sociedade civil organizada.
Ao longo do ano, qualquer aluno, professor ou funcionário pode procurar um membro da CPA para registrar alguma queixa ou fazer uma solicitação, mesmo fora do período da avaliação interna.
Dimensões institucionais estabelecidas pelo MEC para avaliação interna e externa:
1. Missão da Instituição;
2. Política para Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão, Monitoria e Iniciação Científica;
3. Responsabilidade Social, considerada a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, e à defesa do meio ambiente e do patrimônio artístico e cultural;
4. Comunicação com a sociedade;
5. Políticas de pessoal, do corpo docente e técnico-administrativo, no que se refere a seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
6. Organização e gestão;
7. Infraestrutura física;
8. Planejamento e avaliação dos processos da autoavaliação institucional;
9. Políticas de atendimento ao estudante;
10. Sustentabilidade financeira
Planos de Ação
Relatórios das Pesquisas
Este selo apresenta as ações realizadas em função de sugestões apresentadas pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA) das Faculdades Dom Bosco, a partir das demandas apresentadas pela Comunidade Acadêmica nos instrumentos de avaliação institucional ou no contato direto com algum dos membros da comissão.
O selo abrangerá ações realizadas no último ano e, a seguir, estão detalhadas as demandas apresentadas e as ações respectivas, marcadas com o selo da CPA.
- Portas emperradas: reclamação trazida ou situação observada, problema resolvido!
- Central de Relacionamento: demanda por um atendimento separado para os alunos matriculados e para os candidatos, a fim de agilizar os atendimentos a ambos os públicos. Demanda apresentada, Central de Relacionamento criada, equipada e funcionando!
- Espaço de atendimento privativo nas Coordenações dos Cursos de Graduação: Foi criado um espaço específico para atendimento privativo de alunos e professores na sala de coordenação dos cursos.
- Banheiro familiar com fraldário: Sugestão trazida, sugestão atendida!
- Armários para guarda de material dos alunos ao utilizarem os laboratórios: sugestão
trazida, sugestão atendida! - Adesivo nos vidros para aumentar a privacidade dos alunos e professores atendidos
pela Seção de Apoio Psicopedagógico e para melhorar sua sinalização visual. Sugestão
trazida, sugestão atendida!Nem todas as ações realizadas permitem a colocação do selo, então, seguem algumas outras ações realizadas a partir de sugestões das CPA no último ano:
- Contato com a Prefeitura Municipal para melhoria da iluminação nos arredores do campus e poda das árvores, para aumento da segurança.
- Colocação de holofotes da instituição voltados para o lado externo da faculdade até que a Prefeitura resolvesse o problema da iluminação.
- Ida da Profissional da Seção de Apoio Psicopedagógico para maior conhecimento, por parte dos alunos, das funções e possibilidades da seção.
- Orientação aos Coordenadores para realização de atividades de extensão que envolvam maior quantidade de alunos. Estimular a participação nas semanas dos profissionais e na Feira Expert.
- Processo de troca das carteiras universitárias por cadeiras e mesas (em andamento).
- Processo de troca de quadros brancos danificados (em andamento).
- Início da semestralidade em 4 cursos, para que, aos poucos, seja estendida aos demais.
- Solicitação de credenciamento da FCEACDB para Cursos em EaD.
- Apoio à criação da Atlética Dom Bosco.
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Histórico
A CPA – Comissão de Avaliação foi criada em obediência a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), na data de 14 de maio de 2004, através da Portaria nº01/2004 da Direção da Associação Educacional Dom Bosco- AEDB.
Esta comissão, no desempenho de suas atribuições, é responsável pela “condução do processo de avaliação interno do UniDomBosco-RJ, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP”. Daí decorre o papel crucial da CPA na elaboração e desenvolvimento de uma proposta de autoavaliação, em consonância com a comunidade acadêmica e os conselhos superiores da instituição.
A CPA é órgão de representação acadêmica e não da administração da instituição. Para assegurar sua legitimidade junto à comunidade acadêmica, torna-se recomendável que, no processo de escolha dos seus membros, sejam consultados os agentes participantes do processo. Tal se faz necessário, pois, sem o envolvimento da comunidade, a avaliação não cumprirá plenamente o seu ciclo participativo.
Legislação
LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES e dá outras providências.
PORTARIA MEC Nº 2.051, DE 09 DE JULHO DE 2004 – Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004.
DECRETO Nº 5.262, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2004 – Delega competência ao Ministro de Estado da Educação para designar os membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES.
PORTARIA MEC Nº 3.643, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2004 – Institui um modelo de gestão que propicie a administração integrada e resolutiva dos processos de avaliação e regulação das instituições e dos cursos de educação superior do Sistema Federal de Ensino Superior.
PORTARIA DA AEDB Nº 01, DE 14 DE MAIO DE 2004 – Institui as CPA’s nas Faculdades em conformidade com o disposto na Lei nº 10.861, de 14/04/2004.
PORTARIA DA FCEACDB Nº 01, DE 14 DE JUNHO DE 2004 – Nomeia os membros titulares da Comissão Própria de Avaliação da FCEACDB.
RESOLUÇÃO Nº 001/2005/MEC/CONAES, PUBLICADA EM 21 DE JANEIRO DE 2005 – Prazos diferenciados para entrega do Relatório de Avaliação Interna pelas diversas IES, sendo para as universidades o prazo limite até 31 de maio de 2006.
PORTARIA DA FCEACDB Nº 01, DE 16 DE ABRIL DE 2008 – Nomeia os membros titulares da Comissão Própria de Avaliação da FCEACDB.
Quem somos
- Kaike Leal de Carvalho – Representante do Corpo Discente;
- Rodrigo Paes – Representante do Corpo Discente;
- Maria Aparecida Ladeira da Cunha – Representante do Corpo Docente;
- Suzana Maia Nery – Representante do Corpo Docente;
- Haroldo Costa Júnior (Ouvidor) – Representante do Corpo Técnico-Administrativo.
- Julia Beatriz Matos Simon Esteves – Representante do Corpo Técnico-Administrativo;
- Fábio Sampaio de Paiva – Representante da Sociedade Civil Organizada;
- Geraldo Braga do Vale – Representante da Sociedade Civil Organizada;
- Wagner Pina Stoffel – Coordenador da CPA
Programa de avaliação
O Programa de Avaliação Institucional, processo contínuo desenvolvido pela comunidade do UniDomBosco-RJ, ocorrerá com o intuito de promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos. As orientações e instrumentos propostos nesta avaliação institucional apoiam-se na Lei de Diretrizes e Bases 9.394 de 20.12.96, e no Decreto 3.860 e na Lei 10.861, que institui o Sistema de Avaliação.
Esta avaliação retrata o compromisso institucional com o autoconhecimento e sua relação com o todo, em prol da qualidade de todos os serviços que o UniDomBosco-RJ / AEDB oferece para a sociedade. Confirma também a sua responsabilidade em relação à oferta de educação superior. Pretende-se que, com a busca permanente de melhorias articuladas com o conjunto de aspectos básicos da concepção da Instituição, ocorra o processo de construção, avaliação e consolidação.
Avaliações
Além dos critérios de avaliação estabelecidos pela CPA, o UniDomBosco-RJ, conta com o seguinte quadro de Avaliação Institucional:
TIPO DE AVALIAÇÃO | PERIODICIDADE | ELEMENTO AVALIADO |
Pesquisa de qualidade do ensino (alunos) | 3 por semestre | ensino / aprendizagem |
Pesquisa de qualidade administrativo-acadêmica (alunos) | anual | instituição |
Pesquisa de qualidade administrativo-acadêmica (professores) | anual | instituição |
Pesquisa de qualidade administrativo-acadêmica (corpo técnico-adm) | anual | instituição |
Pesquisa de egressos | constante | resultado social |
Relatórios da ouvidoria | semestral | instituição |
Relatórios de avaliações in loco das comissões do INEP/MEC | eventual | instituição |
ENADE (Exame Nacional do Desempenho do Estudante) | trienal | ensino / aprendizagem |
CPC (conceito preliminar de curso) e IGC (índice geral de cursos) | trienal | instituição |
Todo o processo corresponde à autoavaliação, que é considerada o instrumento fundamental para o aperfeiçoamento do processo ensino – aprendizagem e o meio pelo qual se pode, permanentemente, melhorar a qualidade do processo pedagógico.
As pesquisas são realizadas virtualmente e sem a identificação do respondente. Com base nos resultados apresentados e discutidos pela CPA, são elaborados os relatórios, postados nesta página e enviados ao MEC, são apresentadas sugestões aos Gestores e é elaborado o Plano de ação correspondente.
Cronograma de trabalho
REUNIÃO / 2022 | DATA | TEMA PRINCIPAL |
1ª Reunião Ordinária | 18 Mar |
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2ª Reunião Ordinária | 7 Ago |
Avaliação 1º Semestre 2024 |
3ª Reunião Ordinária | 4 Dez | Avaliação 2024 |
Comunicados CPA
Confira outros conteúdos e publicações da CPA UniDomBosco:
- Boletim Informativo UniDomBosco-RJ – Especial CPA 2024
- Boletim Informativo UniDomBosco-RJ – Especial CPA 2023
Assista ao episódio sobre a CPA no DomCast
Assista a live da SEMANA CPA 2020-2021
Relatório/MEC
Acompanhe os relatórios da CPA UniDomBosco-RJ.
Links
Associação Educacional Dom Bosco – http://www.aedb.br
Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES – http://www.mec.gov.br/conaes
Instituto de Estudos Educacionais Anísio Teixeira – INEP – http://www.inep.gov.br
Ministério da Educação e Cultura – MEC – http://www.mec.gov.br
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – http://www.mec.gov.br/superior/sinaes